AGEAS LAB

O outro e eu - laboratório de Movimento

29 de outubro, 2024  18:00-20:00 Edifício Ageas Tejo

Valor por participante 10€
Lugares limitados, inscreva-se para garantir esta experiência!

Corpo, improviso e empatia

Este laboratório oferece um espaço para a prática do movimento, recorrendo a técnicas de dança contemporânea, expressão corporal e tango. Os participantes são convidados a explorar as tensões que surgem simultaneamente nas nossas relações – seja com o espaço, com o nosso próprio corpo ou, mais importante, com os outro.

Como seres humanos, o julgamento é inerente à nossa compreensão do mundo; categorizamos pessoas e experiências para lhes dar sentido. Mas como é que podemos desconstruir preconceitos contidos nestas caixas mentais? Como podemos relacionar-nos com os outros a partir de um lugar de curiosidade genuína, livre de noções preconcebidas? E como podemos comunicar sem os julgamentos inconscientes que influenciam as nossas interações?

Através da improvisação e da exploração, os participantes irão refletir sobre estas ideias utilizando o movimento como meio central. O laboratório centrar-se-á na consciencialização dos próprios corpos e no trabalho em parceria para explorar a forma como comunicamos, tanto connosco como com os outros, para além dos limites do julgamento.

Este laboratório está aberto a participantes de todos os níveis – quer tenham experiência em práticas de dança ou nenhuma. Recomenda-se o uso de roupa confortável e pode praticar descalço, de meias ou com sapatos confortáveis.

Laboratório com curadoria de Janice Iandritsky
Janice Iandritsky (n. 1992, Buenos Aires) é uma bailarina multidisciplinar, intérprete e professora de tango, cuja prática faz a ponte entre a dança contemporânea e as formas de dança popular. É licenciada em Composição Coreográfica com especialização em Dança-Teatro pela Universidad Nacional de las Artes (UNA) em Buenos Aires. O início da sua carreira incluiu a participação em companhias de renome como a Andante, sob a direção de Victor Campillay, e a Compañía de Danza Contemporánea de la UNA, apresentando-se em festivais de prestígio como a Bienal de Arte Joven e o Festival de Danza Contemporánea de Buenos Aires.

A trajetória artística de Iandritsky está profundamente enraizada na sua exploração da interação dinâmica entre a dança e a improvisação musical, levando a colaborações notáveis como 3 (2016), criada com o baterista venezuelano Omar Menendez, e Migra (2017), desenvolvida com o bandoneonista argentino Martín Sued, que fez uma extensa digressão por França, Bélgica, Brasil, Argentina e Holanda. Como co-fundadora da Hidra Cia. de Dança ao lado da bailarina brasileira Bárbara Faustino Oliveira, desenvolveu trabalhos reconhecidos pela crítica como lava.pó. nada (2021) e Existe uma realidade objetiva onde o meu corpo e a minha mente são um só mas eu não estou aqui nem nunca estive (2023), apoiados por residências nas Oficinas do Convento, Casa da Dança e Largo Residências.

O seu portfólio performativo abrange colaborações com coreógrafos e projectos internacionalmente aclamados, incluindo Lisbon, My Lisbon! de Faustin Linyekula no Teatro Dona Maria II e La Procession de Nacera Belaza na Casa da Dança. Iandritsky também contribuiu como coreógrafa e bailarina para María de Buenos Aires de Piazzolla/Ferrer no CCB e no Festival de Ópera de Óbidos e prestou assistência coreográfica para 1999 (2024) de Sara Vujadinovic e Pedro Salvador. O seu trabalho de direção inclui La Ciudad Invisible (2024) para a Compañía de Danza Contemporánea de la UNA, e é co-realizadora de The Invisible City, um projeto interdisciplinar com o arquiteto Ricardo Santos para o Festival Passa Cá em Casa, coordenado pela Culturgest e pelo Goethe Institut.

Atualmente residente em Lisboa, Iandritsky continua a desenvolver a sua pesquisa sobre a síntese da dança contemporânea e popular, criando trabalhos como o solo Fondo e dirigindo os seminários Tango sin Zapatos em Lisboa, Valência, Carrara e Hangzhou. Recentemente, facilitou o workshop Stimuli that Cross the Body – Improvisation and Movement no Teatro da Garagem em Lisboa, expandindo ainda mais as suas contribuições para a educação da dança contemporânea e práticas performativas.

Acessibilidade durante as sessões Festival Impacto
Políticas de bilheteira e acolhimento (bilhete acompanhante ou assistente pessoal);
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Se tiver um pedido de acessibilidade, uma pergunta ou um feedback para a equipa de acessibilidade, envie um e-mail para gestao@festivalimpacto.org. Serão realizados todos os esforços para satisfazer os pedidos efectuados com antecedência; os pedidos efectuados nos sete dias anteriores ao evento podem não ser garantidos.

Parceiro de Hospitalidade:

INSCRIÇÃO

| Política de privacidade e cookies | © 2024 Festival Impacto