FESTIVAL

Preconceito
Opinião, favorável ou desfavorável, formada antecipadamente, sem fundamento sério ou análise crítica

O programa do Festival impacto, guia-se por esta definição de preconceito, para articular este tema através de diversos formatos e abordar o tema com relevância e amplitude, garantindo um diálogo e análise significativa das complexidades do preconceito.
Nesse sentido teremos na nossa programação: Um ciclo de conversas que se propõem mais analítico e académico sobre as intersecções do preconceito – um lugar mais abstrato; Um ciclo de tertúlias para facilitar a troca de ideias e perspectivas – um lugar mais plural; Entrevistas e testemunhos, em que o nosso objetivo é desvendar as dimensões mais pessoais – um lugar de partilha; Nos encontros Human Library propomos reuniões intimistas que facilitem conversas francas sobre questões frequentemente afectadas pelo estigma – um lugar de empatia; Teremos também as seguintes secções a concurso: curta metragem, fotografia, AI generated image e ensaio, com o objectivo de amplificar este diálogo assim como promover a participação do público – um lugar de todos.

Seremos julgados pelo local onde vivemos?

Ciclo de conversas

A diversidade cultural, social e económica dentro de uma mesma área geográfica é uma tapeçaria rica que desafia generalizações simplistas. Nesta conversa esclarecedora, propomo-nos a desvendar os fios intrincados que compõem o tecido único das nossas comunidades. É uma exploração atenta da forma como, por vezes, perpetuamos inadvertidamente estereótipos negativos baseados apenas nas nossas localizações geográficas. Ciclo de conversas

26 de outubro 2024      Teatro da Comuna

Será o nosso território inclusivo?

Ciclo de conversas

Ao criar cidades e espaços acessíveis a todos, construímos ambientes mais justos, que promovem a inclusão, a igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos humanos de todos os cidadãos. A escuta ativa e o envolvimento com grupos marginalizados sobre o que precisam para se sentirem seguros e incluídos no território, e sim, a tomada de medidas em relação às sugestões apresentadas, são essenciais para corrigir desigualdades.

26 de Outubro 2024      Teatro da Comuna

Exposição de fotografia e Ai Generated Image

Prémio Festival Impacto | fotografia | exposição

A fotografia e a imagem gerada por AI, como narrativa visual, possui uma capacidade única e notável. Transcende as limitações da linguagem e da cultura, permitindo-nos comunicar e estabelecer ligações a um nível profundo. Quando uma única imagem evolui para uma narrativa visual, deixa de ser apenas um momento congelado no tempo, torna-se uma linguagem universal de emoções e ideias.

26 de Outubro a 15 de Novembro rede de mupis A MOP

Deixe que as suas mãos contem a história!

Workshop

Conheça a voz da língua gestual com o nosso workshop! Aprenda competências essenciais de sinalização, melhore a comunicação e promova a inclusão. Conduzida por uma formadora experiente, esta sessão envolvente é perfeita para principiantes ou para aqueles que procuram expandir os seus conhecimentos.

29 de Outubro de 2024

“Dois pesos e duas medidas”

Tertúlia

Nesta tertúlia, vamos abordar o tema "dois pesos e duas medidas" no contexto do preconceito de género. A nossa exploração percorrerá a intrincada teia de normas sociais e expectativas de género, lançando luz sobre a forma como estas dinâmicas dão origem a desigualdades e reforçam estereótipos prejudiciais. Junte-se a nós nesta viagem esclarecedora enquanto procuramos desvendar as nuances deste importante tópico e preparar o caminho para um futuro mais equitativo.

31 de Outubro 2024   Fábrica Braço de Prata 

Além dos tabus

Ciclo de conversas

No meio das inúmeras transformações a que a nossa sociedade tem assistido, é desanimador reconhecer que a desinformação sobre sexo e sexualidade persiste, perpetuando preconceitos profundamente enraizados. É com a maior sensibilidade e um compromisso com o esclarecimento que embarcamos nesta conversa crucial, ousando quebrar o silêncio em torno de alguns temas que continuam a ser tabu para demasiadas pessoas.

2 de Novembro  2024  Teatro da Comuna

Inclusão e o papel da educação

Ciclo de conversas

Ao promover a educação inclusiva e abrangente, é possível desenvolver uma consciência crítica, desconstruir estereótipos e criar uma sociedade mais justa e igualitária. É mais do que tempo de garantirmos que todos os jovens e adultos, tenham acesso à informação e à educação de que necessitam para viverem as suas vidas em pleno, com segurança e dignidade. Nesta conversa estão presentes associações, colectivos e indivíduos que promovem, informam e criam redes para a diversidade.

2 de Novembro  2024  Teatro da Comuna

Encontro The Human Library

Encontro

No coração da nossa missão está uma crença fundamental: a necessidade de cultivar um espaço para aprender uns com os outros, sem julgamentos ou noções preconcebidas. O nosso objetivo é promover o diálogo, a compreensão mútua e o desenvolvimento de relações baseadas no respeito e na inclusão.

5 de Novembro  2024

Cultura de Cancelamento - Explorar Impactos e seu Papel no Ativismo Contemporâneo

Tertúlia

Nesta tertúlia faremos uma análise abrangente do intrincado conceito conhecido como "cultura do cancelamento". O nosso objetivo é não só dissecar o fenómeno, mas também analisar o seu potencial como forma de ativismo. A cultura do cancelamento, uma tendência social cada vez mais frequente, envolve a crítica pública, o boicote ou a exclusão de indivíduos ou grupos devido a comportamentos ou declarações consideradas ofensivas ou problemáticas. Tem suscitado debates apaixonados sobre o seu impacto na liberdade de expressão, na responsabilidade e na mudança social. Iremos percorrer as várias dimensões da cultura de cancelamento, examinando as suas origens, manifestações e consequências.

7 de Novembro 2024

Identidade e singularidade, um direito de todos!

Ciclo de conversas

É essencial adotar sensibilidade cultural e respeito mútuo como princípios orientadores quando nos envolvemos em debates sobre identidade. Reconhecemos que, na intrincada diversidade humana, as experiências de cada pessoa são um fio único e insubstituível. Nesta conversa será abordado as complexidades da identidade, abrindo um caminho que afirma a importância da individualidade, singularidade e o direito de cada indivíduo de se identificar com dignidade e autenticidade.

9 de Novembro 2024   Teatro da Comuna

Construir um Mundo de Oportunidades e direitos Iguais

Ciclo de conversas

As conclusões do relatório "Índice de Normas Sociais de Género", um estudo exaustivo que abrange 85% da população mundial, fornecem-nos informações valiosas sobre a persistência de preconceitos de género nas nossas sociedades. Uma das revelações mais preocupantes é o facto de quase metade dos inquiridos ainda acreditarem que os homens são, por natureza, mais aptos para cargos de liderança do que as mulheres. A urgência de abordar estas normas sociais não pode ser sobrestimada. Os estereótipos de género persistentes limitam as oportunidades das mulheres em várias esferas da vida, perpetuam dinâmicas de poder desiguais e minam os esforços para criar sociedades inclusivas e diversificadas.

9 de Novembro 2024  Teatro da Comuna

Publicação e exibição de curtinhas

Prémio Festival Impacto | exibição

Entre num mundo de micronarrativas ao apresentarmos os finalistas do prémio curtinhas, centrado no tema da empatia. Nestas histórias breves, mas impactantes, aproveitamos a essência da empatia para criar narrativas significativas que ressoam num instante. Cada Curtinha funciona um instantâneo vibrante de experiências e ligações humanas.

12 de Novembro 2024

Desvendar Limites e Percepções

Tertúlia

Nesta tertúlia, embarcamos numa exploração cativante da percepção multifacetada da nudez em diversas culturas e sociedades. O nosso objetivo é aprofundar a profunda influência das normas e valores prevalecentes, desvendando a complexa estrutura que define as nossas atitudes em relação à forma humana. A nudez, um tema que atravessa o tempo e o lugar, é o ponto central do nosso discurso. Dissecaremos as complexas questões que envolvem a objectificação do corpo, sondando as implicações para a autonomia individual e a dignidade humana. Para além disso, examinaremos o delicado equilíbrio entre a liberdade de expressão, arte e as considerações éticas que lhe estão subjacentes.

14 de Novembro  2024

Redescobrir a História para viver o futuro

Ciclo de conversas

Quando nos debruçamos sobre fontes e interpretações históricas, é imperativo que tenhamos em conta as diversas perspectivas envolvidas, bem como os preconceitos subjacentes e as omissões históricas que podem ter influenciado as narrativas. Esta abordagem permite-nos construir uma compreensão mais abrangente e exata dos acontecimentos passados e prepara-nos para contestar pontos de vista adulterados ou preconceituosos que possam ter sido perpetuados ao longo do tempo. Ao examinarmos criticamente as nossas narrativas históricas, ao confrontarmos as injustiças históricas e ao rectificarmos as imprecisões, temos o potencial de construir um registo histórico mais inclusivo e verdadeiro.

16 de Novembro 2024   Teatro da Comuna

Desvendar Impactos Invisíveis

Ciclo de conversas

As perturbações mentais afetam milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto, além dos desafios inerentes às suas condições de saúde, essas pessoas frequentemente enfrentam o estigma e a discriminação da sociedade. Nesta conversa, vamos compartilhar conhecimento, experiências e melhores práticas, promovendo a compreensão e inspirar acções concretas para criar uma sociedade mais inclusiva.

16 de Novembro 2024  Teatro da Comuna

Stand up philosophy

Prémio Festival Impacto | exibição

A Cerimónia de Entrega dos Prémios Ensaio com performance do Professor e filósofo Nuno Nabais em Stand-Up phylosophy - uma fusão da filosofia com a arte performativa, semelhante à comédia stand-up e ao teatro. Nuno Nabais, através deste Stand-Up, combina habilmente a inteligência e o humor. Esta performance vai para além do mero entretenimento. O resultado é uma exploração envolvente e impactante da filosofia que transcende as fronteiras académicas tradicionais. Performance

19 de Novembro 2024

Ciclo de Curtas Metragens

Prémio Festival Impacto | cinema | exibição

O Ciclo de Curtas Metragens do Festival Impacto é um evento cinematográfico único, dois dias com energia transformadora, transmitindo uma mensagem poderosa de empatia e conexão humana. Nesta festa emocionante, convidamos o público a embarcar numa jornada que transcenderá a tela do cinema e tocará os corações de todos os participantes. Junte-se a nós nesta festa inesquecível, onde a empatia é o ingrediente principal e a energia transformadora estará presente em cada momento.

21 e 22 de Novembro 2024

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA TODAS AS NOVIDADES SOBRE O FESTIVAL.

geral@festivalimpacto.org

| Política de privacidade e cookies | © 2024 Festival Impacto