Família: Explorando novos horizontes e conexões humanas

20 de julho, 2024  18:00  So What Lisboa

Na era moderna, a noção tradicional de família sofreu uma profunda metamorfose. Já não se limita às restrições das relações de sangue e dos laços matrimoniais, o conceito de família expandiu-se para abranger um conjunto diversificado de relações e estruturas. Esta evolução reflecte as mudanças dinâmicas nos valores, normas e estilos de vida da sociedade, desafiando-nos a reconsiderar o que significa verdadeiramente pertencer a uma família. Historicamente, a unidade familiar era predominantemente definida por laços biológicos e filiações legais. No entanto, à medida que as atitudes da sociedade em relação ao casamento, à paternidade e aos papéis dos géneros evoluíram, também evoluiu a nossa compreensão das relações familiares. No centro desta redefinição de família está o reconhecimento do amor e da amizade como os pilares fundamentais que unem os indivíduos. No entanto, apesar dos progressos alcançados na adoção de estruturas familiares diversas, o preconceito e o estigma persistem. As famílias não tradicionais continuam a enfrentar a discriminação e a marginalização, o que sublinha a importância de promover a empatia, a compreensão e a aceitação nas nossas comunidades. Ao redefinir este conceito, não estamos a apagar ou a querer discriminar o conceito tradicional da família, mas a expandi-lo para refletir as complexidades e realidades do século XXI. Nesta tertúlia abordaremos, entre muitas, as seguintes questões: •⁠ ⁠Como as definições tradicionais de família estão sendo desafiadas e reformuladas? •⁠ ⁠Quais são os novos paradigmas emergentes em relação à estrutura familiar? •⁠ ⁠Qual o impacto dos preconceitos e estigmas sobre famílias consideradas não convencionais? •⁠ ⁠Como o amor e a amizade se tornaram elementos fundamentais na definição de laços familiares? •⁠ ⁠Quais são os desafios e oportunidades apresentados pela diversidade familiar? •⁠ ⁠Qual o papel da sociedade na promoção da aceitação e inclusão de todas as formas de família?

*Estas tertúlias tem um valor de 10€ (valor de consumo, pago directamente ao restaurante/bar So What). O lugares são limitados e apenas validados por inscrição prévia.

Com curadoria de Bruno Neto

Bruno G. M. Neto é um filantropo e humanista com uma vasta experiência em administração, gestão, incidência política e saúde pública. A sua carreira inclui a supervisão bem-sucedida de programas de saúde pública, educação e redução da pobreza na América Latina, África, Ásia e Europa. Foi agraciado com distinções de prestígio, como a Ordem do Cavaleiro da Liberdade, em reconhecimento das suas contribuições significativas. Bruno Neto é também um fotógrafo autodidata e colecionador de histórias, tendo o seu trabalho sido publicado na revista Visão. O seu percurso profissional engloba a defesa de causas e contributos impactantes para os media, tudo impulsionado por um profundo compromisso com a justiça social. O percurso académico de Bruno Neto inclui estudos de pós-graduação como Salford Business School e no Robert Kennedy College, em Master of Sciences (MSc) em Gestão de Projectos. Concluiu a formação executiva na Harvard Kennedy School of Government e estudou Resposta Humanitária a Conflitos e Catástrofes na Universidade de Harvard.

Convidados âncora

O que são as tertúlias Impacto?

No centro desta iniciativa está o compromisso de cultivar conversas enriquecedoras e de promover um sentido de unidade entre diversas pessoas. Através de encontros informais, mas significativos, esforçamo-nos por criar um espaço onde as pessoas se possam reunir para dialogar, refletir e compreender-se mutuamente. Estes encontros servem como uma plataforma única para alargar os nossos horizontes e aprofundar o nosso apreço pelas perspectivas dos outros. Ao reunir pessoas de diferentes origens, experiências e pontos de vista, o nosso objetivo é promover o diálogo e a empatia. Guiados por convidados que trazem para a mesa conhecimentos e perspectivas, os participantes são encorajados a participar ativamente nos debates através de jogos interativos e iniciativas para quebra-gelo, que não só servem para quebrar barreiras e fomentar ligações, como também proporcionam um enquadramento para a exploração dos temas de referência do festival de uma forma dinâmica e cativante.

Parceiro de Hospitalidade

So What Lisboa - Largo de Santos 1D Lisboa

Perguntas sobre acessibilidade:  Envie um e-mail para gestao@festivalimpacto.org para fazer perguntas e pedidos de acessibilidade ou aceda a página acessibilidade

INSCRIÇÃO

    | Política de privacidade e cookies | © 2024 Festival Impacto