Nesta conversa teremos uma viagem pela história, pela criatividade da narrativa visual do comentário político e social, discutindo os papéis da sátira, da ironia e da provocação na ilustração. Abordaremos o papel do cartoon como voz contra a intolerância, assim como exploraremos o seu lado mais negro, expondo casos que perpetuaram estereótipos nocivos, desde os retratos colonialistas à propaganda nazi. Para além dos contextos históricos, discutiremos como o cartoon pode promover a compreensão mútua, o diálogo construtivo e a provocação com sentido crítico necessária para refletirmos. Abordaremos também as considerações éticas inerentes a esta forma de expressão e o delicado equilíbrio entre sátira e sensibilidade.
Com curadoria de Nuno Saraiva
Com um percurso rico em arte e ilustração, Nuno Saraiva deixou uma marca indelével no panorama da imprensa portuguesa e não só. Nascido em 1969 na Mouraria, Lisboa, o seu percurso começou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em pintura e desde cedo mergulhou no mundo dos fanzines e da banda desenhada.
A sua prolífica carreira como cartoonista e ilustrador editorial abrange colaborações com publicações de renome na imprensa nacional como Inimigo Público, Expresso, Observador, Público, a Time Out, Humanista (revista da Amnistia Internacional) e Mensagem de Lisboa, onde é ilustrador residente. O seu trabalho vai para além da imprensa escrita, é ilustrador não-oficial de vários murais de Lisboa, está publicado pela Esfera dos Livros, Abysmo Bertrand, ASA, PIM! edições, entre outras e é professor em escolas de arte como o Ar.Co e a World Academy, além de coordenar o curso de ilustração digital na Lisbon School of Design (LSD).
Oradores
Moderador Ciclo Conversas & Intérprete Língua Gestual
Perguntas sobre acessibilidade: Envie um e-mail para gestao@festivalimpacto.org para fazer perguntas e pedidos de acessibilidade ou aceda a página acessibilidade