Ciclo de conversas

Desenhar o futuro. A Co-Criação de Humanos e IA no Design

16 de novembro, 2024  18:00  Teatro da Comuna

Entrada Livre.
Inscreva-se para assegurar o seu lugar

Na conversa “Desenhar o futuro. A Co-Criação de Humanos e IA no Design” exploramos a relação em evolução entre a criatividade humana e a IA, examinando tanto o entusiasmo como os receios que rodeiam esta nova tecnologia. À medida que a IA se torna cada vez mais sofisticada, surgem questões sobre a natureza da criatividade e da imaginação, bem como sobre o potencial da IA para substituir qualidades exclusivamente humanas. Esta conversa procura compreender de que forma a IA pode servir como parceira na concepção, expandindo as capacidades humanas em vez de as ofuscar e o compromisso que esta tecnologia respeite a originalidade e a autoria.

Em última análise, imaginamos um futuro em que a IA serve como uma ferramenta de colaboração, assente na ética e na intencionalidade. Em vez de encarar a IA como uma ameaça à criatividade, este diálogo encoraja-nos a vê-la como uma oportunidade para repensar o design, inspirando-nos a considerar novas formas de os humanos e a IA co-criarem em harmonia, respeitando tanto a inovação tecnológica como as dimensões exclusivamente humanas do processo de design.

Curador:
Rui Lança
 Designer, professor universitário e mestre em artes tecnológicas. Foi diretor de arte em vários momentos da sua carreira na publicidade. Inicia a sua experiência na computação gráfica em 1990. Desde essa data tanto como consultor como formador sempre relacionou a criatividade e a tecnologia. No presente é professor, coordenador de cursos na área de multimédia e gere projetos nas áreas das indústrias criativas, desde o design e comunicação gráfica até à virtual e aumentada onde se encontra em estudos de doutoramento. Com uma carreira enraizada no design e na narrativa visual, teve o privilégio de testemunhar e contribuir para a revolução digital em Portugal desde os primeiros momentos em que a tecnologia começou a entrelaçar-se com a criação de imagens. Esta viagem no tempo não só alimentou a sua paixão pela evolução tecnológica nas narrativas visuais, mas também o posicionou como um entusiasta dedicado à expansão e ao enriquecimento da comunicação visual.

Oradores
Gonçalo Negrão
Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget, em Almada, onde reside. A paixão por livros levou-o a ser livreiro enquanto estudava. Depois começou a carreira na inovação e transformação digital, passando pela Galp Energia e no Setor Público. Depois, em empresas de consultoria realizou projetos nos PALOP, Brasil, Jordânia, Tunísia, Chipre, EUA e Austrália, com foco na transição digital e ecossistemas de start-ups. Especialista em inovação para a OCDE e Comissão Europeia, Gonçalo é licenciado em Gestão, tem uma Pós-Graduação em eBusiness, um MBA em Logística, um Executive MBA em Criatividade e Inovação e uma Pós-Graduação em Compras e Inovação pela Wien Business School. Atualmente, está a finalizar o doutoramento sobre “Solidão e Ressonância Digital” na FLUL, onde reencontrou a “utilidade” da sua paixão pela literatura. Entre o ensino de e paixão pela escrita e poesia, gosta de explorar o papel da Inteligência Artificial na intermediação com o mundo.

Victor Magano Motion designer que funde inteligência artificial e cultura visual, criando animações inovadoras explorando novas possibilidades estéticas e interativas. Destaca-se pelo entendimento técnico sobre efeitos visuais, explora novas formas de storytelling digital, sempre na interseção entre arte e tecnologia. A sua paixão pela inovação tecnológica posiciona-o na vanguarda de projetos que unem design, tecnologia e inovação e destaca-se pelo entendimento técnico sobre efeitos visuais.

Le_Brimet “Afronauta” futurista, Director Criativo multidisciplinar português, nascido em São Tomé e Príncipe. A sua abordagem criativa abraça o conceito ArtCreTech, uma simbiose entre Arte, Criatividade e Tecnologia. Define-se como um Designer Computacional (Re)Generativo com um pensamento holístico e exploratório. Opera em ambientes ” phygital ” – entre o digital e o analógico. Nos últimos 10 anos conquistou reconhecimento e prémios internacionais. Foi recentemente destacado pela revista FRAME, como ” Ones to watch “. – uma distinção que destaca os criativos digitais mais proeminentes à escala global. Apresenta regularmente o seu trabalho nos maiores eventos e feiras de design do mundo. É fundador e director criativo da [ SPECTROOM ] , um atelier de arquitectura e design que desenvolve projectos em diversas áreas: design de produto, instalaçõesartísticas, arquitectura e pesquisa digital. A [ SPECTROOM ]está focada em implementar novas tecnologias na produção de formas e espaços, explorando combinações estratégicas entre processos (Re)generativos (design computacional), sustentabilidade e tecnologias de fabricação digital (impressão 3D, CNC e robótica). O objetivo é explorar o potencial das ferramentas digitais como catalisadores de processos criativos, transformando píxeis em átomos e protocolos virtuais em objectos tangíveis e ambientes físicos.

António de Sousa Dias Compositor, artista multimédia, performer e investigador, é doutorado em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes, Professor Associado com agregação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, exercendo actualmente o cargo de Presidente da Faculdade. Autor de obras explorando diversos géneros (instrumental, eletroacústico, misto), música para cinema e audiovisuais (ficção, documentário, animação), performance, teatro musical e cruzamentos disciplinares. No seu percurso, o multimédia, a instalação e a criação visual também desempenham um papel importante.

Moderação por Miguel Meneses
Interpretação LGP por Inês Gonçalves
M>12 anos

Acessibilidade durante as sessões Festival Impacto
Políticas de bilheteira e acolhimento (bilhete acompanhante ou assistente pessoal);
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Se tiver um pedido de acessibilidade, uma pergunta ou um feedback para a equipa de acessibilidade, envie um e-mail para gestao@festivalimpacto.org. Serão realizados todos os esforços para satisfazer os pedidos efectuados com antecedência; os pedidos efectuados nos sete dias anteriores ao evento podem não ser garantidos.

Parceiro de Hospitalidade:

INSCRIÇÕES

| Política de privacidade e cookies | © 2024 Festival Impacto