Ciclo de conversas

Acto de equilíbrio. Os novos desafios éticos da comédia

2 de novembro, 2024  16:00  Teatro da Comuna

Entrada Livre.
Inscreva-se para assegurar o seu lugar

A comédia é, desde há muito, um instrumento que permite ultrapassar os limites e desafiar as normas sociais. Da sátira antiga ao stand-up moderno, o humor reflecte as contradições e os absurdos da sociedade.

A sua capacidade de provocar simultaneamente riso e desconforto faz da comédia um meio único para abordar temas sensíveis, testando frequentemente os limites da liberdade de expressão.

No entanto, o potencial de dano é uma preocupação fundamental no debate sobre os limites éticos da comédia. Os críticos argumentam que, embora os comediantes possam ter a intenção de desafiar as percepções ou provocar ideais, o impacto do seu humor pode variar muito, dependendo dos antecedentes, das experiências e do contexto cultural do público.

Este painel, integrado no ciclo de conversas dedicado ao preconceito, não pretende definir limites rígidos em torno do que é aceitável na comédia, mas sim explorar estas complexidades. Através de um diálogo aberto e empático, procuramos compreender como o humor pode desafiar ou reforçar preconceitos. O objetivo é fomentar uma conversa que promova uma escuta ativa, um envolvimento ponderado e uma apreciação do delicado equilíbrio entre liberdade criativa e responsabilidade social.

Curadoria de Joana Gama

Oradores: Joana Gama, Miro Vemba e Pedro Augusto Martins

Joana Gama entrou com o pé direito em rádio no ano de 2007 quando se tornou locutora da rádio Mega Hits e continuou na RFM, no Grupo Renascença. Nessa mais de que uma década de rádio também passou pela Antena 3 – pela Prova Oral e pelas manhãs da 3. Integrou os projectos de humor online e on stage “banana-papaia” (com Rita Camarneiro) e, mais recentemente, “Comedy Therapy” (com Tânia Graça, David Cristina, Pedro Alves e André de Freitas). Trabalhou em conjunto com Rui Unas no Maluco Beleza, mas tendo também o seu emblemático podcast “Psychoterapia” (dos mais ouvidos de saúde mental) e agora o “Não Sei Ser” que dá o nome a esta nova tour. Autora publicada de vários livros, entre eles o biográfico “Alguém que me cale – as entranhas de quem tanto medo que já nem se assusta”, pela editora Arena.

Miro Vemba é um humorista multifacetado de 27 anos, nascido em Angola, que rapidamente conquistou o público com seu talento em várias áreas. Além de comediante, é ator, bailarino, técnico de engenharia informática e ex-futebolista. Participou no reality show Big Brother da TVI, ganhando ainda mais notoriedade. Miro iniciou a sua carreira na maior produtora de humor de Angola, a “Goza’aqui”, onde se destacou em vários espetáculos e shows de comédia. Com uma presença marcante e um estilo único de fazer humor, ele cativou audiências e tornou-se um nome forte no entretenimento angolano. Atualmente, reside em Portugal, onde busca internacionalizar a sua carreira e expandir o seu impacto no cenário global da comédia e das artes performativas. A sua versatilidade e experiência em diversas áreas fazem dele um artista completo, sempre pronto para novos desafios.

Pedro Augusto Martins é um psicólogo clínico especializado em psicoterapia de inspiração psicanalítica. Com uma vasta experiência em contextos terapêuticos individuais, de casal, familiares e institucionais, o seu trabalho centra-se no desenvolvimento do mundo interno e dos laços interpessoais. As suas referências teóricas incluem figuras-chave da psicanálise como Bion, Klein e Fairbairn. Atualmente exerce a sua atividade na Clínica Repetição e Diferença em Lisboa, tendo também trabalhado em contextos hospitalares e educacionais. Possui uma especialização avançada em psicoterapia e tem desempenhado um papel de liderança em associações profissionais, incluindo a POIESIS e a Epoché, e na Comissão de Ética para a psicoterapia psicanalítica.

Moderação por Miguel Meneses
Interpretação LGP por Inês Gonçalves

Acessibilidade durante as sessões Festival Impacto
Políticas de bilheteira e acolhimento (bilhete acompanhante ou assistente pessoal);
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Se tiver um pedido de acessibilidade, uma pergunta ou um feedback para a equipa de acessibilidade, envie um e-mail para gestao@festivalimpacto.org. Serão realizados todos os esforços para satisfazer os pedidos efectuados com antecedência; os pedidos efectuados nos sete dias anteriores ao evento podem não ser garantidos.

Parceiro de Hospitalidade:

Ciclo de Conversas #2 - Desafios éticos da comédia | Inclusão e o papel da educação

| Política de privacidade e cookies | © 2024 Festival Impacto