Cartoon político - O poder da narrativa visual

10 de maio, 2024  18:20  Fórum Fnac Chiado

Nesta conversa teremos uma viagem pela história, pela criatividade da narrativa visual do comentário político e social, discutindo os papéis da sátira, da ironia e da provocação na ilustração. Abordaremos o papel do cartoon como voz contra a intolerância, assim como exploraremos o seu lado mais negro, expondo casos que perpetuaram estereótipos nocivos, desde os retratos colonialistas à propaganda nazi. Para além dos contextos históricos, discutiremos como o cartoon pode promover a compreensão mútua, o diálogo construtivo e a provocação com sentido crítico necessária para refletirmos. Abordaremos também as considerações éticas inerentes a esta forma de expressão e o delicado equilíbrio entre sátira e sensibilidade.

Com curadoria de Nuno Saraiva

Nuno Saraiva
Com um percurso rico em arte e ilustração, Nuno Saraiva deixou uma marca indelével no panorama da imprensa portuguesa e não só. Nascido em 1969 na Mouraria, Lisboa, o seu percurso começou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em pintura e desde cedo mergulhou no mundo dos fanzines e da banda desenhada. A sua prolífica carreira como cartoonista e ilustrador editorial abrange colaborações com publicações de renome na imprensa nacional como Inimigo Público, Expresso, Observador, Público, a Time Out, Humanista (revista da Amnistia Internacional) e Mensagem de Lisboa, onde é ilustrador residente. O seu trabalho vai para além da imprensa escrita, é ilustrador não-oficial de vários murais de Lisboa, está publicado pela Esfera dos Livros, Abysmo Bertrand, ASA, PIM! edições, entre outras e é professor em escolas de arte como o Ar.Co e a World Academy, além de coordenar o curso de ilustração digital na Lisbon School of Design (LSD).

Vasco Gargalo
Nasceu em 1977 em Vila Franca de Xira, é um cartoonista premiado que colabora com imprensa portuguesa e estrangeira e cujo trabalho visual tem sido uma lupa sobre a atualidade política internacional e social. Os seus trabalhos são mais que reconhecidos, destacamos dois: a intitulada “Aleppo(nica)”, inspirado na obra “Guernica”, de Picasso, sobre a guerra na Síria e o prémio internacional “Cartoon Competition Against Forced Labour” promovido pela International Labour Organization e pela ONG Ressources Humaines Sans Frontières em colaboração com Cartooning for Peace.Cartoonista editorial e ilustrador em regime freelancer com formação e experiência nas Artes de Ilustração e Banda Desenhada no Ar.co e Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. O seu trabalho tem sido publicado em diversos meios de comunicação nacionais e internacionais como a “Sábado”, “Jornal I”, “Courier Interncional”, “Groen Asterdammer Magazine”, entre outras. Membro da associação Cartooning for Peace, colabora regularmente com o Cartoon Movement e participa em várias exposições e festivais em Portugal e no estrangeiro. Recebeu vários prémios desde 2005.

Catarina Sobral
É ilustradora e designer gráfica. Estudou Design na Universidade de Aveiro e fez um mestrado em Ilustração no Instituto Superior de Educação e Ciências. Colabora regularmente como ilustradora para a imprensa, discos e cartazes. Recebeu o Prémio Internacional de Ilustração da prestigiada Feira de Bolonha em 2014 e a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2017. Faz direção de arte em teatro e cinema de animação e produziu o programa de rádio Contraconto. Publicou livros na col. Orfeu Mini, entre os quais GREVE e ACHIMPA (eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores).

Oradores

Moderador Ciclo Conversas & Intérprete Língua Gestual

Parceiro de Hospitalidade

Perguntas sobre acessibilidade: 
Envie um e-mail para gestao@festivalimpacto.org para fazer perguntas e pedidos de acessibilidade ou aceda a página acessibilidade

Cartoon Político - O Poder da narrativa visual

| Política de privacidade e cookies | © 2024 Festival Impacto