Ana Isabel Sanches

“Tenho em mim e para mim o sonho de me sentir igual. Tenho em mim o sonho que todos se sintam iguais a mim. E tão diferentes (e tão iguais) somos!”

Ana Isabel Sanches

Curadora Prémio Ensaio

Ana Isabel Sanches, nascida a 2 de abril de 1977, na vibrante cidade de Londres, é uma mulher de carácter e convicção notáveis. Filha de emigrantes portugueses que procuraram uma nova vida no Reino Unido, a educação da Ana foi enriquecida com uma rica mistura de culturas, moldando a sua visão do mundo desde tenra idade. Em 2001, a Ana alcançou um marco significativo ao licenciar-se em Direito na variante de Ciências Jurídico Políticas. O seu percurso na área jurídica começou como advogada geral, onde aperfeiçoou as suas competências e apurou o seu sentido de justiça.

A sua natureza inquieta e idealista levou-a, no entanto, a procurar novos desafios. Movida pela paixão pela justiça aceitou o cargo de direcção do Gabinete Jurídico e de Cooperação Institucional e Internacional da Universidade Gregório Semedo em Luanda, Angola, onde viveu 5 anos. Na Universidade Gregório Semedo, Ana liderou a implementação de métodos alternativos de resolução de conflitos através da criação do Centro de Mediação e Arbitragem.

Atualmente a residir em Lisboa, prevê dedicar a sua vida à missão de construir uma sociedade mais justa e tolerante. Esta vocação está enraizada na sua paixão por actividades intelectuais, natureza idealista, amor pela literatura e experiências pessoais. Ao aprofundar os aspectos mais pessoais da vida de Ana, carinhosamente conhecida por “Bé” entre os círculos mais próximos, abraça a sua identidade como mulher e considera-se afortunada por ser mãe de um jovem talentoso guitarrista e guardiã de uma Border Collie irrequieta.

O seu amor pelo fado e pela poesia expressa-se nas suas pontuais actuações cheias de alma, um testemunho da sua personalidade plural. Conhecida pelas suas discussões sérias sobre a justiça, o mundo e a humanidade, Bé também aprecia os momentos de riso e de leveza. A sua afinidade com livros de filosofia reflecte, também, a sua natureza introspectiva, proporcionando consolo no meio dos desafios da vida.

| Política de privacidade e cookies | © 2024 Festival Impacto